Trabalhadores brasileiros conquistaram, no dia 27 de julho de 1972, o direito a melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. Na data, é comemorada a regulamentação da formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. Ou seja, é obrigação de cada empresa fornecer profissionais capacitados a cuidar da segurança e da saúde no trabalho.

De forma geral, quando falamos em trabalho, uma dos principais pontos que devem ser levados em consideração é a segurança. Ainda mais quando a empresa funciona por meio de maquinários de grande porte. Os acidentes podem acontecer a qualquer momento e lugar, até mesmo no trabalho. Assim, a melhor forma de prevenção é a conscientização, tanto dos trabalhadores quanto da empresa contratante.

Além disso, a aplicação das medidas de segurança da empresa devem ser levadas em consideração. Isso porque, é direito de todo trabalhador que a empresa forneça um ambiente de trabalho sustentável e, acima de tudo, seguro. É importante lembrar que cada tipo de ocupação possui riscos e orientações bem específicas. Porém, existem dicas gerais que podem auxiliar trabalhadores e empresas de diversos ramos.

Apesar das leis relacionadas aos diretos do trabalhador e a segurança no trabalho, mais de 4.5 milhões de pessoas foram vítimas de acidentes no trabalho entre os anos de 2012 e 2018, sendo que, deste total, 16.455 perderam a vida. Os dados são de acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

O que é segurança do trabalho? 

A segurança do trabalho se resume em um conjunto de medidas e ações, além de normas, criadas para estabelecer um ambiente seguro aos trabalhadores. Dentre da segurança do trabalho também entram as questões relacionadas à prevenção de doenças, por exemplo.

Nesse sentido, cada empresa desenvolve meios e técnicas específicas que traçam as possíveis causas de acidentes. A partir disso, são criadas medidas de prevenção que atendem a qualidade de vida e a saúde de cada trabalhador empregado. Sendo assim, a segurança do trabalho é parte fundamental de qualquer empresa que deseje garantir meios adequados de funcionalidade.

No Brasil, a segurança do trabalho é gerida pelas Normas Regulamentadoras – chamadas de NRs, registradas na portaria número 3.214 do Ministério do Trabalho. Ou seja, são normas compostas por decretos e portarias, utilizadas para elaborar técnicas de trabalho e melhorar o exercício das atividades profissionais.

Por que investir em segurança do trabalho?

Para que o ambiente de trabalho seja saudável e propício para as práticas trabalhistas, é necessário que os empreendedores realizem investimentos. Assim, com um ambiente de trabalho mais seguro, a qualidade do trabalho aumenta, os riscos por penalizações diminuem e o ambiente se torna mais produtivo.

Nesse sentido, por mais que os investimentos em segurança do trabalho sejam altos, a melhor opção é sempre a prevenção. Além disso, ao investir em segurança, tanto a empresa e, especialmente, os funcionários, saem beneficiados. Ou seja, a segurança do trabalho contribui para a saúde financeira da empresa.

Pensando nisso, para seguir no caminho de um ambiente saudável e seguro de trabalho, a empresa deve garantir que:

1.    A manutenção regular dos equipamentos seja feita antes que os defeitos apareçam;

2.    Substituir de forma programada os equipamentos em desuso, aumentando assim a segurança no trabalho;

3.    Investir na prevenção de acidentes de trabalho fazendo um mapeamento dos prováveis riscos;

4.    Fazer um planejamento efeito na elaboração e execução das medidas de prevenção de acidentes.

Prevenção de Acidentes no Trabalho

Além das medidas adotas pelos empreendedores, os empregados também devem seguir uma série de normas a fim de garantir a segurança no trabalho. Vale lembrar que as medidas de prevenção dependem diretamente do tipo de trabalho exercido, bem como do ambiente e das tecnologias utilizadas no processo industrial.

Dessa forma, é importante estar atento a algumas questões, como:

1.    Utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

2.    É importante não executar atividades para as quais não foi designado ou que haja dúvidas sobre como proceder no momento do trabalho;

3.    Não utilizar máquinas ou ferramentas que não sejam próprias para o trabalho em questão;

4.    Não fumar em locais proibidos no ambiente de trabalho, evitando as chances de incêndios;

5.    Antes de iniciar qualquer atividade, confira sempre sua máquina de trabalho e os equipamentos que serão utilizados para o trabalho;

6.    Não use ferramentas e máquinas de forma inadequada, ou seja, para trabalhos que exigem outros tipos de materiais. Ex: utilizar uma cadeira como escada;

7.    Por fim, mantenha-se informado sobre o significado das placas e sinalizações de segurança.

Sendo assim, principalmente no ramo da Construção Civil e da Mineração, é de extrema importância utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Nestes casos, os mais comuns são:

·         Máscaras respiratórias;

·         Protetores auriculares;

·         Óculos de proteção;

·         Máscaras para solda e capacetes;

·         Calçados e luvas de segurança;

De todas as formas, seja na perspectiva do empregador ou na do trabalhador, a melhor opção é sempre prevenir. Utilizando as dicas que demos aqui e seguindo as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, é provável que as chances de acidentes na empresa caiam consideravelmente.