A Comercial Diesel apoia o Setembro Amarelo. Todo esse mês é dedicado à Prevenção ao Suicídio. A mobilização acontece desde 2014 por meio da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM que são responsáveis pelo trabalho em nível nacional.
O suicídio por muito tempo foi considerado um tabu, uma questão evitada por todos. Porém, se trata de um assunto normal e o mais importante: um assunto sobre saúde. Mas você sabe o que leva uma pessoa a cometer tal ato? O suicídio é motivado por doenças da mente, doenças tão reais quanto as cardíacas, renais ou endócrinas e assim como elas, a doença da mente também tem tratamento e cura.
Depressão não é frescura
A depressão, assim como transtornos ansiosos, alimentares, dependência química, dentre outras, são as principais doenças da mente que acometem pessoas com pensamentos suicidas. Se não tratadas de modo eficaz elas se tornam fatores de risco para o suicídio.
Por isso, é importante estar sempre atento aos principais sinais:
- humor triste
- irritabilidade
- apresentar comportamento retraído
- sentimento de culpa, solidão e desesperança
- fadiga ou diminuição de energia
- alteração de apetite e peso
- pensamentos de morte
- apresentar personalidade impulsiva
Sintomas como esses devem ser monitorados constantemente por quem está mais próximo. Porém, o acompanhamento com um psicólogo ou psicanalista é primordial para a reversão desse quadro.
Esteja disponível para ouvir sem julgar
Com a pandemia de COVID-19 as pessoas foram obrigadas a se isolarem. Com toda a rotina alterada pelo “novo normal” muitas pessoas começaram a apresentar sinais de ansiedade e depressão. A aproximação com a família e amigos, até mesmo por videochamadas, são uma forma de reverter as consequências desse isolamento.
O Setembro Amarelo vai além de ser um mês de conscientização e valorização da vida apenas para as vítimas de um pensamento suicida, mas ele se estende às pessoas saudáveis, familiares, amigos, colegas de trabalho, para que formem uma grande rede de apoio. Para isso, essas pessoas precisam se colocar disponíveis para ouvir e ajudar com quem sofre desse grande mal.
Porém, é imprescindível ter empatia e solidariedade se abstraindo do ato de fazer julgamentos. Isso porque quem precisa de ajuda nem sempre se sente confortável em desabafar, sentindo medo de que seja julgada. Por isso, ser um bom ouvinte é primordial para salvar essas vidas.
Valorize a vida
O suicídio pode ser evitado com uma simples conversa com um colega de trabalho. Na Comercial Diesel valorizamos a vida em primeiro lugar, não somente garantindo a segurança de nossos colaboradores em seu ambiente de trabalho, mas também como um ponto de apoio.
Juntos pela vida!
https://www.setembroamarelo.com/ CVV (Centro de Valorização à Vida) – ligue 188